Como fazer feijão – e temperar da forma mais prática

Morar sozinho exige o conhecimento de áreas obscuras da culinária. Se você, assim porquê boa segmento dos marinheiros de primeira viagem, não tem teoria de porquê fazer feijão e só de pensar na panela de pressão, já fica incomodado, nós preparamos um passo a passo muito simples e prático de seguir e, de quebra, ainda damos algumas dicas para você temperar o feijão e impressionar sua família e amigos.

Como preparar o feijão

Crédito: Reprodução

Você pode fazer o feijão com ou sem panela de pressão, sabia? Tem gente que realmente sente susto daquele negócio explodir – e, de trajo, apesar de ser difícil, isso pode sim suceder – logo, não há problema qualquer em cozinhar o feijão fora da panela de pressão, você só vai precisar de paciência.

Para saber se o feijão é velho ou novo, uma boa dica é morder um grão de feijão cru e ver a consistência. Se estiver duro demais, é velho.

Depois de checar a consistência, coloque a quantidade de feijão que for preparar em um pote e comece a retirar os grãos feios, quebrados, ou aquelas pedrinhas que se misturam com eles antes de colocá-lo de molho. Você deve lembrar da sua avó, mãe ou pai fazendo isso na mesa da cozinha!

Depois, deixe o feijão de molho por 15 minutos – se você for usar a panela de pressão, ou por 24 horas se for usar panela geral – viu por que é preciso paciência se você não optar pela panela de pressão?

Quando o tempo passar, é importante jogar a chuva fora porque ela tem toxinas porquê o fitato.

Como cozinhar

Crédito: Reprodução

Na panela de pressão

  1. Cada xícara de chá de feijão exige 3 xícaras de chuva. Portanto, meça a quantidade certa e jogue tudo na panela de pressão. Depois, tampe a panela e, quando ela inaugurar a fazer aquele estrondo de “piiiiiii”, espere murado de 25 minutos – para um feijão mais novo – ou 30 minutos para um feijão mais velho.
  2. Quando a panela esfriar – depois que você desligar o queimada – retire a pressão levantando a válvula com um garfo. Tome desvelo, rosto, é sério: coloque metade da panela embaixo da torneira para ajudar o processo e nunca, não, em hipótese alguma abra a panela quente e com pressão ainda lá dentro.
  3. Com um garfo, veja se os grãos estão macios e se você consegue amassá-los sem esforço. Se esse não for o caso, volte a panela para o queimada sem a tampa e deixe cozinhar mais por alguns minutos.
Leia mais:  como escolher de acordo com o estilo e ocasião

Na panela clássica

A medida é a mesma: para cada xícara de chá de feijão, use 3 de chuva. Coloque tudo na panela, tampe e depois que a chuva inaugurar a ferver, espere murado de uma hora e meia. Se os grãos estiverem macios, você já pode partir para o tempero.

Como temperar

Crédito: Reprodução

Particularmente, eu sabor de seguir a risca clássica e prática: para cada 1 xícara de feijão que eu coloquei na panela, eu sabor de pungir meia cebola pequena em cubos, 3 dentes de alho amassados, uma colher de chá de sal, uma colher de óleo e, se você curtir, uma pimenta dedo de moça muito cortada.

Se você quiser, essa é uma boa hora para colocar folha de louro (realçar sabor) pungir uma linguiça calabresa, bacon ou incluir outras misturas da sua preferência, fritando-as em outra panela.

Depois, basta refogar tudo no óleo em uma outra panela. Quando tudo estiver no ponto, coloque uma valva de feijão com o caldo e amasse tudo com a própria valva, assim, você engrossa o caldo já que o fécula vai transpor do grão.

Quando ferver, pegue toda a mistura e devolva tudo para a panela do feijão. Coloque a linguiça ou as misturas que você preparou e misture muito. Deixe o caldo espessar no queimada inferior por murado de 10 minutos e mexa de vez em quando para o feijão não grudar ou queimar.

Dicas importantes

shutterstock_119650744
  1. Para prometer a segurança na hora de usar a panela de pressão, mantenha a borracha sempre em boas condições, a válvula sempre limpa e nunca coloque muita coisa dentro da panela.
  2. Uma boa dica é cozinhar bastante feijão no prelúdios da semana e colocá-lo em potes no freezer. Mas, se for fazer isso, não tempere o feijão antes, deixe para temperá-lo somente na hora do consumo. 
  3. A cebola faz com que o feijão estrague um pouquinho mais rápido.
Leia mais:  4 dicas para falar com ela

Pronto! É muito simples. Com o tempo, você pode ir mudando a receita do tempero e descobrindo quais sabor gosta mais.


Você está assistindo: Como fazer feijão – e temperar da forma mais prática

Natividade:https://portowords.com
Categoria: Noticias gerais

Leave a Reply