Convento de Cristo, em Tomar, abre cisterna quinhentista ao público

Há um fascínio intemporal conectado ao Convento de Cristo, em Tomar. Sempre que se abre um novo em folha área, desvenda-se extra relativamente o “segredo”… Como refere ao Boa Cama Boa Mesa a diretora do prédio, Andreia Galvão, o Convento de Cristo “é significativamente extra do que aquilo que o público vê”. Os curiosos podem atualmente cumprir a cisterna quinhentista do Claustro dos Corvos, construída em toda as obras do maior convento encomendado pelo mestre D. João III.

Convento de Cristo Nuno Moreira

A marca comercial é de João de Castilho, o “maior designer do Renascimento” que retomou as obras no Convento de Cristo em 1543, mais tarde de trabalhar na fortaleza de Mazagão. A quadro, de ‘reminiscência’ romana, apresenta uma “delicadeza” significativamente própria. Até as pedras de fecho das abóbadas “têm um medalhão ornamentado”, em linha de produtos junto com a nobreza das salas superiores. Os sistemas de provisão de chuva eram “lições de sustentabilidade”. Os conventos precisavam de chuva e também de sistemas de esgotos e também as águas que caíam nos telhados seguiam na direção de reservatórios sob os claustros. Quase toda pessoa os claustros do Convento de Cristo tinham uma cisterna junto com funções específicas. A do Claustro dos Corvos abastecia a espaço da cozinha dos frades.

Património Mundial da UNESCO porque 1983, o Castelo e também Convento de Cristo é o representação simbólica de Tomar. D. Gualdim Pais lutara ao borda de D. Afonso Henriques e também fora ordenado Cavaleiro pelo soberano na luta de Ourique, em 1139, e também 4º Grão-Mestre da Ordem em Portugal, em 1157. Três anos mais tarde, funda-se o Castelo de Tomar, num área doado Através dos D. Afonso Henriques aos Templários, em gratulação pelo seu próprio auxílio nas batalhas decisivas {contra} os mouros e também visando escudo o área. O fortaleza passa a seja realmente a sede da empresa da Ordem dos Templários em Portugal. Tinha um maior alambor de {pedra} recostado à inferior das muralhas, dificultando os ataques. Dentro das muralhas nascia a comunidade de Tomar – anteriormente de se Criar extra-muros – e também havia Contudo o terreiro, a propriedade Exército dos templários, a alcáçova junto com uma arranha-céus de menagem isolada, e também o oratório dos cavaleiros, nomeado de Charola.

Leia mais:  Vinho do Porto: Viajar no tempo por 8 caves espetaculares
Convento de Cristo

De design românico, a Charola tornou-se num ex-libris. A sua vegetação circunvalar desenvolvia-se em torno de um área principal junto com a Projeto de um prisma octogonal que se desdobra em 16 faces no paramento do deambulatório. Apesar da extinção da Ordem dos Templários pelo Papa Clemente V, em 1312, D. Dinis consegue arranjo junto com a Santa Sé a permanência dos monges guerreiros ao seu próprio empresa, sob a designação da novidade “Ordem de Cristo” e também garantindo a preservação dos seus bens. Em 1420, o Infante D. Henrique foi candidato pelo Papa, a pedir por do seu próprio papai, D. João I, guv e também regedor desta Ordem, sendo na verdade o seu próprio começar com profissional leigo. Surgem o Paço do Infante os aposentos conventuais em torno de dois claustros góticos, o da Lavagem e também o do Cemitério.

Depois de se passar com sucesso a Porta do Sol, pode facilmente criar componente do significa de ronda. A ver começa no Claustro do Cemitério e também passa pela Capela dos Portocarreiro e também pela Sacristia Nova seiscentista, anteriormente de iniciar o volta da congregação. Quando D. Manuel I sobe ao trono, a {entrada} da Charola (que período viradela a oriente) passa na direção de Sul da nave que ampliou o oratório. A Charola tornou-se na capela-mor da congregação, ligando-se à novidade nave manuelina através de um imponente cabeça triunfal e também assumindo a ‘face’ existir. É ornamentada junto com talha dourada, esculturas e também pinturas junto com cenas do Génesis e também do Novo Testamento, e também da mesma forma da tempo de vida e também Paixão de Cristo, imagens dos profetas e também santos padres.

Charola do Convento de Cristo WWW.NUMO.PT

A nave manuelina exibe uma “profusa ornamentação escultórica”. Foi iniciada Através dos Diogo de Arruda e também a Cobertura do seguro concluída Através dos João de Castilho, que assinou da mesma forma o novo em folha portal. Na Sala do Capítulo encontra-se a famosa Janela do Capítulo, obra-prima do design manuelino. Ladeia-se de dois contrafortes e também é ornamentada junto com um superabundante Especificadas figurativo: do mundo marítimo às insígnias da Ordem e também à simbologia relacionada junto com “a perseguição que a Ordem de Cristo tinha na negócio das Descobertas”.

Leia mais:  Oito restaurantes para se deslumbrar com a paisagem do Douro

Houve muitas mudanças no reinado de D. João III. Ao contrário do seu próprio papai, D. Manuel I, defendia que os freires se deviam confinar a uma tempo de vida de encarceramento. Decidiu depois disso Criar, a sair de 1531, “um novo em folha e também grandioso convento” renascentista na direção de poente, adicional muros do fortaleza, em torno da congregação ampliada Através dos D. Manuel I. As dependências organizam-se à Tour de cinco novos claustros e também o mestre manda rodear a localização país em torno do convento junto com um muro. Esta esgrima conventual é a existir Mata dos Sete Montes, o maior brônquios de Tomar. O característica do convento renascentista, porém, é o Claustro Principal: a obra foi encomendada a João de Castilho, entretanto certamente refeita Através dos Diogo de Torralva e também terminada Através dos Filipe Terzi. Repare na simplicidade das linhas retas, na repetição dos arcos e também colunas clássicas em diferentes escalas, e também na recurso… Representa um reduzir junto com as tradições gótica e também manuelina, sendo na verdade um símbolo da Renascença europeia.

Convento de Cristo

Durante a dinastia filipina espanhola é concluído o Claustro Principal, edificada a Sacristia Nova no Claustro do Cemitério, a frontaria setentrião é alterada junto com a Portaria Nova, ergue-se um novo em folha dormitório no Claustro da Hospedaria, e também o Aqueduto do Convento na direção de abastecer “abundantemente” de chuva as terras da esgrima conventual e também o Convento de Cristo. No segundo quartel do século XVII, construíram-se a Enfermaria e também a Botica novidade, no flanco Norte do Convento. Desde o Claustro Principal, pode facilmente descer {até} ao Claustro de Santa Bárbara e também contemplar a Janela Manuelina no externo. Há da mesma forma acessos na direção de o dormitório dos frades, o refeitório, espaço da cozinha e também cisterna. Depois de visitar o Claustro dos Corvos, pode facilmente produção na direção de trás, pela espaço da cozinha, ou mesmo seguir {até} ao Claustro da Micha, e também licença do prédio.

Leia mais:  Restaurante Magma: uma “erupção” gastronómica na ilha do Pico
Convento de Cristo WWW.NUMO.PT

Encantos de Tomar
Na Rua Serpa Pinto, prove os goodie da pastelaria Estrelas de Tomar, quão as típicas Fatias de Tomar e também os Beija-me Depressa. Na Praça da República repare na Igreja Matriz de São João Baptista, que exibe um portal junto com alfiz, uma arranha-céus octogonal manuelina e também, no partes internas, pinturas de Gregório Lopes. Fotografe a escultura de D. Gualdim Pais, Mestre Templário e também criador de Tomar, e também saiba que neste recinto que possuir área o instante rouco da Festa dos Tabuleiros, de quatro em quatro anos. Visite a Sinagoga de Tomar, o extra cedo Lugar sagrado sefardita construído de raiz (século XV) e também Contudo inviolado em Portugal. A fonte do Complexo Cultural da Levada de Tomar – em trabalho de musealização – remonta ao século XII. Espreite da mesma forma a Casa dos Cubos, o Centro de Arte Contemporânea e também, atualmente na outra quadro, Armação do via fluvial Nabão, a Igreja de Santa Maria do Olival, que serviu de panteão da Ordem do Templo.

Prossiga {até} à área da Ponte Velha… O ilhéu do Parque do Mouchão é um oásis citadino, um área amigo do ambiente ajardinado na direção de aproveitar a escuridão das árvores, ler e também passear. Descubra a Roda do Mouchão, uma maior nora em madeira serrada evocativa da momento mouro, e também Contudo a Mata Nacional dos Sete Montes. Restabeleça energias no Restaurante Chilo Elias (Tel. 249311067, reservar junto com um Tempo de antecedência), que possuir quão maior endosso o {forno} a lenha e também criações quão o coelhinho na jerimum, o bacalhau junto com frango ou mesmo as couves à D. Prior. Outro refinado é o estabelecimento de jantar A Lúria, junto com peixes do via fluvial à idade, passado do polvo à Lagareiro, vitela mirandesa, magusto de carnes ou mesmo o cabrito. Descanse na Casa dos Ofícios Hotel, no Thomar Boutique Hotel, no Hotel dos Templários ou mesmo no novo em folha Hotel República.

Você está assistindo: Convento de Cristo, em Tomar, abre cisterna quinhentista ao público

Fonte: https://portowords.com

Categoria: viajar

Leave a Reply