Fim de semana gastronómico em Castelo de Paiva: Provar a tradição e apoiar os restaurantes

Dois pratos típicos do concelho muito acompanhados de um copo de vinho, à chegada, são cartão-de-visita para um termo de semana em Castelo de Paiva.

Em tempos difíceis para a restauração, o objetivo deste Fim de Semana Gastronómico, a decurso entre sexta, 11 e domingo, 13 de setembro, passa também por apoiar os restaurantes locais. Em homenagem às festas do concelho, que levante ano não se realizaram devido à pandemia, um dos pratos servidos é o Bife à Romaria, antecedido por fumeiro regional. Outro, são as típicas Sopas Secas. Ambos chegam à mesa de 15 restaurantes aderentes, cumprindo todas as normas de higiene e segurança, e seguindo as diretrizes das autoridades de saúde pública.

Restaurante A Moradia do Zé, Iguarias e vitaminas, Restaurante Típico Moradia de São Pedro, Restaurante O Cantinho, Restaurante Pensão Mediano, Restaurante o Geraldo, Restaurante Dona Amélia, Restaurante Jardim do Arda, Restaurante Churrasqueira Ideal, Restaurante Frasqueira Ramadinha, Restaurante O Ramadas, Restaurante Flor do Paraíso, a Moradia do Talho, Restaurante O Pinheiral e Tasquinha da Lugarejo estão de portas abertas para receber os comensais, acolhidos com um copo de vinho de boas-vindas.

Para tornar a jornada gastronómica mais interessante e confortável, diversos alojamentos da região associam-se também à iniciativa, oferecendo 10% de desconto em estadias nas noites de sexta-feira e sábado.

A saber: Hotel Rústico Moradia de São Pedro, Moradia do Villas, Quinta do Gildinho, Rio Moments Country House Paiva Valley, Solar & Guesthouse Olival da Vinha, Out of Town Hostel, Quinta de Curvite, Arrabia Guest Houses, Moradia da Bichaca, Moradia dos Strecht´s, Sítio de Zés, Quinta das Vessadas e Canastro Country House.

No próximo termo de semana, de 18 a 20 de setembro, Ponte da Barca acolhe o evento onde brilham as pataniscas de bacalhau, a posta barrosã e as rabanadas de mel.

Leia mais:  Monte do Vale: Todo o encanto do prado alentejano

Já o último termo de semana do mês apresenta propostas em vários concelhos do Grande Porto. De 25 a 27, na Maia provam-se globo de cebola, bacalhau à Lavrador e para rematar o tradicional toucinho-do-céu Maiato. Em Vila Novidade de Gaia as propostas passam pelos filetes de polvo com arroz do mesmo e as tripas enfarinhadas com broa de Avintes e molho de francesinha. Para a sobremesa chegam os velhotes com compota de Vinho do Porto.

Já em Matosinhos não é difícil pressentir que o peixe e marisco vão ser a principal proposta, rematando a repasto com leite-creme.

Os Fins de Semana Gastronómicos, uma iniciativa do Turismo do Porto e Setentrião de Portugal (TPNP) em fala com os municípios, são uma oportunidade para dar a saber os produtos certificados e únicos da região do Porto e Setentrião, para o presidente da TPNP, Luís Pedro Martins, “um dos produtos turísticos que mais contribui para a coesão territorial e o combate à sazonalidade”.

Acompanhe o Boa Leito Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!


Você está assistindo: Fim de semana gastronómico em Castelo de Paiva: Provar a tradição e apoiar os restaurantes

Manadeira:https://portowords.com

Categoria: viajar

Leave a Reply