Gilberto Igrejas: “O crescimento da Região Demarcada do Douro terá de se alicerçar na sustentabilidade”

Uma área junto com extra de 100 castas, uma biodiversidade traduzida num património genético especial e também qualificado de melhorar o cliente direto para emissário, através do enoturismo. Património da Humanidade, o Douro é de todo mundo nossa empresa e também o seu próprio vinho tinto Além disso. No Tempo direto para que se celebra o Dia Internacional do Vinho do Porto, 27 de janeiro, direto para reunião ao Boa Cama Boa Mesa, o chefe de Estado do IVDP fala aproximadamente os desafios de regularmente, os problemas trazidos pela pandemia e também pelo Brexit, e também o horizonte do Douro, alicerçado no enoturismo e também, predominantemente, na sustentabilidade direto para todas as vertentes.

Fabrice Demoulin

A queda abrupta do turista sentida dado que março trouxe consequências na direção de a comercialização dos vinhos do Douro, Porto e também DOP?
Com os registros estatísticos de dezembro verificou-se uma quebra na comercialização de vinhos da Região Demarcada do Douro junto com DOP/IGP de 9,8% direto para vale a pena e também de 6,4% direto para quantidade. As compras direto para 2020 foram sobretudo penalizadas, pela pandemia, ao resultar do indústria em todo o país, junto com a volume exportada de Vinho do Porto a reduzir 1,4% direto para avaliação junto com 2019 (ano direto para que cresceu 1,2%, e também pela primeira vez ao término de 8 anos) e também a volume exportada de vinho tinto do Douro a levantando 5,4%.
A resposta positiva das compras on-line, e também o acréscimo do uso de vinho tinto direto para residência no curso de o inicialmente doença de emergência inesperada direto para Portugal, certamente não compensaram o efeito ruim nas compras de vinho tinto no indústria em todo o país.
Durante o temporada de verão registou-se uma pequena remodelação a esse resultar. Mas a desenvolvimento da pandemia no segundo um quarto, implicando novas restrições na direção de o estações HORECA, e também junto com uma totalmente natural quebra no turista, certamente não permitiram uma reabilitação extra significativa, terminando o ano junto com quebras de 31,1% na direção de o Porto e também de 11,2% na direção de o Douro.

Que peso corporal possuir o enoturismo no uso de Vinho do Porto?
Certamente não dispondo de registros concretos e também rigorosos podemos reclamação que contribui, sem incerteza, na direção de o uso dos vinhos da RDD direto para no todo. O enoturismo, na medida direto para que resulta na relação afetiva do cliente ao vinho tinto e também ao seu próprio região de começando, potencia a “melhoria” do cliente direto para emissário da área e também dos seus vinhos, contribuindo na direção de a captação de novos segmentos de consumidores. Por Ainda outra borda, maneiras vivenciar experiências, produzir emoções e também memórias distintivas, favorecendo a método de diferenciação dos vinhos da RDD no indústria mundial, e também permitindo Criar e também preservar vale a pena ampliado na direção de a área.

A pandemia trouxe Além disso impactos no que respeita à desenvolvimento?
No 2.º um quarto do ano, face à {entrada} direto para vigor do inicialmente doença de emergência inesperada, as empresas do indústria vitivinícola, na direção de passado dos custos da execução de planos de contingência, tiveram de lidar com dificuldades de mão-de-obra na direção de os empregos agrícolas (direito a condição, reclusão profilático, dificuldades de movimento, e assim por diante.), e também uma subtracção nas compras de vinho tinto.
Na verdade no 3.º um quarto, face à quebra nas compras e também ao aproximar da vindima junto com custos acrescidos, foi crucial tomar medidas que permitissem aos diversos agentes económicos deste indústria planear a vindima e também gerir adequadamente os seus stocks, criando condições na direção de certamente não ter área a uma quebra significativa do avaliar das uvas. Daí o Governo português ter implementado medidas excecionais de suporte ao indústria dos vinhos, tendentes a diminuir quebras e também garantia o voltar dos viticultores: suporte à destilação de vinhos junto com Denominação de Origem ou mesmo Indicação Geográfica, suporte ao armazenando de vinho tinto, dotação na direção de a geração da Reserva Qualitativa do Vinho do Porto e também reforço do Regime de Apoio à Reestruturação e também Reconversão da Vinha (VITIS).

Leia mais:  Com inauguração em junho, Cabanas de Tavira vai ter resort amigo da natureza

E também o Brexit, vai entregar consequências?
Há pelo muito menos dois aspetos que implicam otimismo no que ao Brexit diz em consideração: o facto do IVDP ter assegurado o registo das marcas coletivas Douro e também Porto no Reino Unido e também o contrato pós-Brexit um de a UE e também o Reino Unido. Relativamente ao contrato há dois temas a ressaltar: as taxas aduaneiras certamente não terão implicações nas trocas comerciais e também na magnitude das exportações e também importações um de os dois mercados, havendo alguma se preocupe junto com a burocracia ao resultar do controlo; o facto favorável do conhecimento, direto para base de operações de contrato, dos direitos de desenvolvimento e também comercialização de bens certificados.

2020 foi um ano péssimo na direção de virtualmente cada pequena coisa. Será um prazeroso ano vínico?
Sem seja realmente excecional, 2020 foi de alta qualidade boa. Contudo, os vinhos de gama padrão podem seja realmente considerados de substancialmente boa alta qualidade.

Vila Galé Douro Vineyards

Em que consiste a Rota dos Vinhos do Douro e também do Porto?
Numa raciocínio de sistema, a Rota dos Vinhos do Douro e também do Porto integra a Rota dos Vinhos e também do Enoturismo do Porto e também Norte de Portugal que, na direção de passado do IVDP, possuir quão promotores o Turismo do Porto e também Norte de Portugal, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, a Comissão Vitivinícola Regional Távora-Varosa e também a Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes.
No em consideração pelos princípios enunciados na Carta Europeia do Enoturismo, é lançado, conseqüentemente, um problema que vontade seja realmente entendido quão um método partilhado, autorregulado, e também de cadastro voluntária Através dos todo mundo quantos nele queiram se empenhar: adegas, instalações vitivinícolas, centros de guarida e também outras instalações conexas que proporcionem programas e também conteúdos de vá para e também experimentação diversificados e também complementares, contribuindo na direção de enriquecer a perícia dos turistas na exploração e também vivência na Região Demarcada do Douro. Em 2021 0 IVDP vai iniciar a angariação e também certificação de aderentes.

E também a novidade designação “Vinhas Velhas” que será implementada na RDD?
Era um passo importante direto para prol da preservação deste património genético identitário e também genuinamente da RDD. Considero que poderíamos ter ido relativamente extra Muito de, ainda na direção de inicialmente passo, na verdade foi vital. Isto certamente não impede que a área, no horizonte, certamente não possa produzir modificações, ainda neste segundo Tempo vital fornecer levante assinar.
Estamos a discussão de uma área que possuir extra de 100 castas, uma biodiversidade traduzida num património genético especial. Se nossa empresa certamente não o valorizarmos mal um indivíduo o poderá vir a proteger na direção de as gerações vindouras. É Contudo uma formulário de valorizarmos o projeto tão complicado dos viticultores que preservam levante património. Sem prejuízo das alterações climáticas exigirem estas alterações à regulamentação vigente, certamente não maio a RDD deixar de aproveitar a sua totalmente natural e também histórica competitividade da sua vinha tão diversa e também antiga. A RDD possuir uma dever acrescida, valorizando a vinha e também os seus produtores e também consequentemente os vinhos. Se a RDD é única, se os seus vinhos são únicos, distintivos, diferentes dos outros, só podemos guarda meios de reconhecimento que respeitam a alta qualidade, a passado e também a sociedade desta área património da Humanidade.

ANTÓNIO PINTO – Fotografia digital@antoniopinto.junto com

Para si é vital apostar na sustentabilidade (social, económica, ecológico) da área. Em que se traduz esse ensejo?
A valor começa junto com a redefinição da Visão do IVDP que passou a ter quão lema “Potenciar a Qualidade, trabalhar no horizonte, na direção de um região duradouro” e também a redefinição dos Valores do IVDP, que passaram a seja realmente “Competitividade, credibilidade, honestidade, sustentabilidade e também tecnologia.” Tanto a Visão quão os Valores, junto com clara endosso à Sustentabilidade, foram sancionados pela tutela ao aceitar {recentemente} o Plano de Atividades na direção de 2021.

Leia mais:  Borlas: Atividades gratuitas para aquecer corpo e mente!

Ao IVDP incumbe conduta as medidas de administração da política nacional vitivinícola na direção de a Região Demarcada do Douro, ativar a fomento das melhores práticas no nome do domínio da vitivinicultura e também do crescimento técnico, executar a política nacional de promo e também internacionalização dos vinhos junto com DOP Porto e também DOP Douro e também anunciar políticas visando a sustentabilidade económica e também ecológico da RDD. O crescimento da RDD, do fator de atração social, parcimonioso e também ecológico terá, inexoravelmente, de se alicerçar na sustentabilidade.
Encontra-se precisamente plasmado no Plano de Atividades do IVDP na direção de 2021 a promo e também execução de uma política nacional de procedimento dos subprodutos resultantes da desenvolvimento vitivinícola da RDD, salvaguardando os princípios da sustentabilidade económica e também ecológico. Nos Domínios de interferência das diferentes Unidades Orgânicas, está a seja realmente dada ininterrupção a um Especificadas de ações que promovam a coesão interna e também sentimento de equipe, nomeadamente na lugar da sustentabilidade ecológico e também da dever social. No crescimento do tarefa IVDP+, um dos projetos de final relevância institucional, é disponibilizado um novo em folha portal de tenha acesso aos reservado, aglutinando desta formulário os diferentes microsites, nomeadamente na lugar da sustentabilidade e também Publicidade e Marketing eletrónico.
De assinalar, tão bem quanto, a diferença que o IVDP atribui a iniciativas e também projetos que contribuam na direção de o engrandecimento da Região Demarcada do Douro, fomentando a tecnologia nas práticas enológicas aplicadas, que incrementem a relevância dos vinhos, que colaborem na preservação da biodiversidade e também na se preocupe pela sustentabilidade, que estimulem a divulgação do região através da providenciar turística, partilhando a sua passado e também promovendo o seu próprio Património.

A risco na Sustentabilidade é tal que temos previsto no Quadro de Avaliação e também Responsabilização (QUAR) na direção de 2021, na verdade reconhecido pela tutela, um Objetivo Estratégico nomeado “Melhorar a sustentabilidade do região da Região Demarcada do Douro”, onde um de outras ações, se destacam ações públicas empreendidas na direção de a sustentabilidade e também atividades no contexto dos planos sustentáveis inteligentes na RDD: computação online da “Pegada de Carbono” e também administração de recursos hídricos e também sua assimilação e também disponibilização no Portal de administração brilhante na direção de o indústria vitivinícola. Destaco que as ações públicas visam particularmente a consciencialização na direção de a Sustentabilidade, constituindo iniciativas na direção de dar a conhecer saber como aproximadamente sustentabilidade na Região Demarcada do Douro, envolvendo as universidades e também partes interessadas.

Poderia amplificar muitas outras iniciativas que tivemos, designadamente a Hackathon Douro & Porto 2020, onde Uma variedade de desafios resolvidos impactam precisamente na Sustentabilidade da RDD.

Quinta Nova Luxury Winery House WePhoto! Nuno Rodrigues 2016

É urgente produzir novos públicos de uso?
É urgente seduzir novos consumidores, extra jovens, fidelizar e também levantando a regularidade de uso dos consumidores tradicionais, produzir ocasiões de uso e também impulso as existentes e também levantando a notoriedade das marcas Porto e também Douro, aumentando de formulário duradouro. A método passa Através dos descomplicar e também democratizar o uso, dando uma novidade linguagem, predominantemente ao Vinho do Porto, cortando as “amarras” aos momentos solenes.
Em 2020, o IVDP lançou uma projeto de interação #Onde levas o teu Porto, na direção de o indústria em todo o país, direto para {televisão} Empurre, Google, Facebook e também Mupi, ainda Além disso junto com a envolvimento de influencers. Através do charme em linha reta ao uso modesto, concentrando as mensagens num discussão pequeno, muito claro e também mobilizador, chegamos aos extra jovens, implementando a bebida alcoólica direto para ambientes extra cosmopolitas e também descontraídos e também, ao exatamente o mesmo condição do tempo, demonstramos a alta qualidade e também sortimento dos Vinhos do Porto e também Além disso do Douro, consolidando o conhecimento das marcas ao longo do cliente.

Leia mais:  Restaurante Beira Mar, em Cascais: Um clássico é sempre um clássico

O que ausência na direção de que o Vinho do Porto possa lucro a estar na “tendência da moda” direto para Portugal e também no em outro continente?
Falta democratizar e também descomplicar o seu próprio uso. Continuar o projeto pedagógico que temos acontecendo a produzir ao longo de públicos profissionais e também intermediários de uso. Mostrar ao cliente a variedade do Vinho do Porto que possuir a singularidade de se ajustar a todo mundo os momentos, dando-lhe uma novidade linguagem que o liberte das “amarras” dos momentos solenes que, predominantemente direto para Portugal, Contudo caracterizam o seu próprio uso.

Que outros planos possuir o IVDP na direção de 2021?
Temos o Quadro de Avaliação e também Responsabilização (QUAR) na direção de 2021 e também o Plano de Atividades na direção de 2021 aprovados pela tutela. São os instrumentos fundamentais na direção de o planeamento da nossa tarefa. Estão disponíveis na direção de consulta no site da internet do IVDP e também permitem ponto de vista o informações de todas as ações a que nos propomos. O Plano de Promoção e também Internacionalização encontra-se tão bem quanto reconhecido. A tipologia de ações centra-se na acumulação e também pedagogia, predominantemente direto para escolas de hotelaria e também indústria HORECA, nas provas, nas atividades junto com profissionais e também consumidores.
Salienta-se a risco no eletrônico e também o reforço significativo da interação nas redes sociais. Face ao situação presente que vivemos, é imperativo ter uma existência online na direção de continuar a conectar junto com o nosso próprio público-alvo.
Em 2021, tirando partido do suporte à promo de vinhos nos mercados de países terceiros, vamos estar presentes nos EUA, no Canadá, no Brasil e também na Suíça e também no Reino Unido, totalizando um despesa de €600.000.
Na Europa, destacamos Portugal e também França junto com um despesa de esgrima de €1.000.000, estando Além disso abrangidos os mercados da Bélgica, Holanda, Dinamarca e também Alemanha. No finanças apresentado na direção de 2021 existe um aumento das verbas previstas na direção de a promo, quando comparado junto com o Orçamento de 2020, de 20% face ao ano anterior. O despesa na promo totaliza um vale a pena de esgrima de €2.100.000.

Comemora-se Tempo 27 de janeiro o Dia Internacional do Vinho do Porto. De que formulário será assinalada a dia?
O Tempo Internacional do Vinho do Porto é, formalmente, comemorado pelo IVDP a 10 de setembro, dia direto para que, direto para 1756, o Marquês de Pombal fundou a Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro, junto com o propósito de demarcar e também regulamentar a área de desenvolvimento do Vinho do Porto, assinalando as áreas de desenvolvimento dos melhores vinhos. Este facto, faz do Douro Vinhateiro a extra antiga área demarcada e também regulamentada do planeta, Património Mundial da Unesco.
Nessa dia, cenário a cenário sanitária do nação o permita, estimamos executar diferentes iniciativas que se estendem às Caves de Vinho do Porto, bares, restaurantes, junto com propostas de harmonizações gastronómicas junto com Vinho do Porto, jantares vínicos, Sunset Party, provas, que se realizarão no Porto, na Região do Douro, alargando levante ano, Além disso, a Lisboa.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e também no Twitter!


Você está assistindo: Gilberto Igrejas: “O crescimento da Região Demarcada do Douro terá de se alicerçar na sustentabilidade”

Fonte: https://portowords.com

Categoria: viajar

Leave a Reply