O admirável mundo vegetariano de Ljubomir Stanisic em 20 receitas grátis

Depois das “Entradas e petiscos”, de João Rodrigues, e dos “Peixes” de Noélia Jerónimo, esta semana, o terceiro volume de receitas de responsável, que é também um louvor aos produtos portugueses, dá a saber 20 sugestões de pratos vegetarianos assinadas pelo chef Ljubomir Stanisic. O guia é oferecido com o Expresso, esta sexta-feira, dia 11 de dezembro.

“Foi em 2016, uma vez que chef consultor do Six Senses Douro Valley, que a minha relação com os vegetais mudou completamente. Cá, onde inclusive abri o primeiro restaurante vegetariano com assinatura de um chef de cozinha em Portugal, descobri uma filosofia de saúde e de relação à terreno que me marcou para sempre. A horto biológica, onde nasciam grande secção dos produtos que entravam na cozinha, passou a ser secção de todos os projetos na minha vida”, explica o proprietário dos restaurantes 100 Maneiras (Garfo de Prata, na edição 2020 do guia Boa Leito Boa Mesa) e Bistro 100 Maneiras, ambos em Lisboa.

Hummus de bolota e grão, Focaccia de trigo barbela, Tártaro de beterraba, Arroz de forno com couve-penca, Empada de feijoeiro e Creme de castanhas e funcho selvagem são unicamente algumas das 20 receitas desenvolvidas principalmente por Ljubomir Stanisic, que deixa um alerta e um duelo: “Somos mesmo aquilo que comemos. E sabemos que os excessos (o de consumo de músculos é um deles) só dão cabo de nós — e do mundo em que vivemos. Cabe-nos a nós atuar, cabe-nos a nós mudar. Estas 20 receitas são unicamente um ponto de partida. Uma ajuda nossa para a vossa mudança. Provando que a cozinha vegetariana pode ser também rica, variada, excitante!”

Chef Ljubomir Stanisic TIAGO MIRANDA (*20*)

Com oriente projeto, o Expresso oferece aos seus leitores cinco suplementos com receitas que dão a saber e fazem o louvor a tapume de uma centena de produtos portugueses, muitas vezes injustamente colocados em segundo projecto, através da originalidade e mestria de cinco cozinheiros. Ao longo de cinco semanas, a partir de uma seleção de ingredientes, cada um dos chefs sugere 20 receitas para cada momento da repasto: entradas e petiscos; peixes e mariscos; vegetarianos; carnes; e sobremesas. João Rodrigues, Noélia Jerónimo, Ljubomir Stanisic, Rodrigo Fortaleza e Michele Marques foram convidados a fazer luciluzir os produtos endógenos e sazonais, alguns quase desconhecidos e pouco usados nas cozinhas dos portugueses, em 100 receitas devidamente adaptadas para que possam ser feitas em vivenda.

Leia mais:  Saiba quem ganhou duas noites na Pousada Viana do Castelo

Acompanhe o Boa Leito Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!


Você está assistindo: O admirável mundo vegetariano de Ljubomir Stanisic em 20 receitas grátis

Natividade:https://portowords.com

Categoria: viajar

Leave a Reply