O novo Vila Foz Hotel & Spa em 10 detalhes únicos

FOTOGALERIA: São tantos os pormenores, a confederar a traça original da lar ao arrojo da arquitetura e design, que a formosa vista para a Foz do Douro quase fica ofuscada. Conheça10 detalhes que fazem a diferença no Vila Foz Hotel & Spa, o mais recente 5 estrelas do Porto, simples ao público desde 1 de maio.

Uma lar de família
Fazia falta um hotel logo que sublinhasse com tanto vigor a nobreza desta zona da cidade. Acessível de fresco, o Vila Foz recupera o charme de um palacete de era – uma ’típica’ lar de férias de família – conferindo-lhe renovado interesse. Os emblemáticos tetos, os azulejos hidráulicos e o solo trabalhado em madeira foram mantidos, preservando a estética original do palacete, muito patente nos espaços comuns.

Formosura oriundo
O pavão, “ave do paraíso”, símbolo de formosura oriundo e regeneração – e neste caso também de requinte e luxo – ostenta a sua exuberância em alguns detalhes do decor, porquê os fabulosos puxadores da porta de ingresso ou a tapete desenhada em restrito para o bar.

Embalado pelo mar
Quanto aos quartos e suítes, sete na lar principal, que mantém todo o charme clássico da lar, e 60 no prédio contemporâneo, ao legado estético e histórico adiciona-se conforto, luz e contemporaneidade.

Águas furtadas
Recatados e exclusivos, dois alojamentos ficam nas águas furtadas do palacete. Neles se revelam os típicos tetos inclinados, baixos e vigas em madeira, aconchegantes e tradicionais destes espaços.

Quatro elementos
Terreno, ar, chuva e queimada, são os quatro elementos essenciais que inspiram os tratamentos holísticos do Vila Foz Spa onde se contam quatro salas de tratamentos, sauna, banho turco e ginásio, e uma piscina interno com grandes janelas viradas ao jardim.

Leia mais:  Algarve: todo o prazer da carne… à mesa!

Do mar e da terreno
O Kitchen Seat – dois lugares ao balcão com vista privilegiada sobre a cozinha de Arnaldo Azevedo – são um importante acrescento ao requintado espaço do Vila Foz, o restaurante de fine dinning da unidade, situado no piso térreo só abre ao jantar e possui bar próprio. Daqui se avista todo o trabalho do patrão à volta das estrelas maiores da missiva – os produtos do mar. Atum, salmonete, lagostim, robalo, rodovalho, lavagante são ingredientes favoritos da ementa quase na totalidade viradela ao mar, respeitando a localização da lar. Nas carnes, exclusivamente o Pombo e a vaca maturada.
No outro restaurante da unidade, o Flor de Lis, simples desde o pequeno-almoço até ao jantar – e onde os almoços tardios se prolongam até às 16h00, a aposta recai sobre a gastronomia sítio e os produtos da era.

Um palácio dos tempos modernos
O prédio palaciano, na primeira risca do mar, transporta‐nos para a era da mais subida mediocracia portuense, mantendo toda a traça e os luxuosos pormenores arquitetónicos e decorativos característicos do final do séc. XIX.

Materiais nobres
Preservar os elementos originais e dar prestígio aos símbolos foi um dos objetivos do projeto de interiores assinado por Nini Andrade Silva. O onice, pedra transversal a todos os wc e Spa, confere luz suplementar ao envolvente luxuoso e sóbrio. O projeto de arquitetura ficou a missão de Miguel Cardoso.

Ligações
Os espaços comuns do hotel, porquê os acessos ao Spa e ao restaurante Flor de Lis fazem-se por um interessante galeria que alia o arrojo contemporâneo ao conforto da tapete desenhada à medida e a mobiliário de era. Muitas das peças utilizadas na decoração foram recuperadas deste palacete onde sempre habitaram. Outros móveis e objetos foram feitos à medida.

Leia mais:  De Sines à Zambujeira do Mar: onde comer na costa alentejana

Inspiração
O Villa Foz Hotel & Spa (Avenida de Montevideu, 236, Porto. Tel. 222449700) é membro da Design Hotels TM, uma ‘coleção’ de espaços únicos que oferecem design e arquitetura inspiradores.

Acompanhe o Boa Leito Boa Mesa no Facebook e no Instagram!


Você está assistindo: O novo Vila Foz Hotel & Spa em 10 detalhes únicos

Manancial:https://portowords.com
Categoria: viajar

Leave a Reply