Passeio Verde no Piódão: história e natureza em plena Serra do Açor!

No Centro vindo de Portugal, surpreenda-se junto com a apelo da povoação histórica vindo de Piódão. Explore todo mundo os recantos da “Aldeia Presépio”! Por: João Vieira (mensagem de texto e fotos)

No Centro vindo de Portugal, surpreenda-se junto com a apelo da povoação histórica vindo de Piódão. Explore todo mundo os recantos da “Aldeia Presépio”! Por: João Vieira (mensagem de texto e fotos)

A povoação vindo de Piódão é conhecida pelas casas em xisto impecavelmente preservadas, junto com janelas e portas pintadas vindo de azul. Desconhece-se exatamente como esta cores diferentes proliferou na povoação. É um segredo… Mas há naquela diga que, direito ao reclusão, simplesmente se vendia tinta desta cores diferentes. Este encantado eventualidade contribuiu na direção de embelezar Contudo muito mais a povoação. Hoje, o azul é indissociável do casario. Aninhada no história vindo de um planície, protegida vindo de ventos fortes, a povoação dista 40 quilómetros vindo de Arganil. A experiência maio revelar-se demorada e cansativa, junto com curvas e contracurvas. Por isso, pensar sobre viajar no curso de o Tempo e portanto reputar uma atração panorâmica incomum. Ao enxergar a povoação será precipitoso pelo ver distinto vindo de em última análise ter localizado um retiro exclusivo.

Enquanto caminha nas íngremes calçadas vindo de xisto do Piódão, observe as cruzes nas ombreiras das portas – invocam defesa a Santa Bárbara {contra} as intempéries. Caiada vindo de de cor branca e junto com listas azuis, a Igreja Matriz, ou mesmo vindo de Nossa Senhora da Conceição, sobressai no circunstância. O ditado bem conhecido “a necessidade essencial aguça o talento” assenta efetivamente nos habitantes do Piódão. Cercadas Através dos socalcos e terrenos vindo de cultivo, as casas da povoação foram construídas junto com a matéria-prima regional: o xisto, a madeira dura e a ardósia nos telhados. A ausência vindo de área levou a que Além disso fossem erigidas em elevação, ao contrário do que é habitual nas aldeias beirãs. À {noite}, iluminada junto com iluminação sintético vindo de cores diferentes aconchegante, a povoação adquire tons vindo de milagre. Esta gráfico terá levado a que um monte de a apelidassem vindo de “Aldeia Presépio”.
 
O que ajudar a fazer no Piódão
O Piódão proporciona um preparado vindo de atividades vindo de natureza que maio alcançar. É só seguir as placas informativas. Percursos pedestres (Foz d’Guincha e Chãs d’Guincha), passeios vindo de {bicicleta} ou mesmo pesca à linha são alguns exemplos. No meses de verão, experimente banhar-se nas refrescantes águas da frente à praia fluvial. Pode Contudo ajudar a fazer uma ver ao Centro Museológico do Piódão e vista a exposição direta vindo de artefactos e obras vindo de construir que mostram o configuração vindo de tempo de vida da povoação porque os seus primórdios.

Artesanato, produtos típicos e gastronomia do Piódão
Ao passear na povoação irá deparar-se junto com algumas lojas vindo de artesanato tradicionais. Faça uma verificação gratuita dos sabores do Piódão, exatamente como a deliciosa broa vindo de batata branca, o mel natural, o queijo da serra, os licores ou mesmo a cachaça… Leve uma recordação do regional, exatamente como as casinhas vindo de xisto em miniatura. Certamente não permitir Contudo vindo de saborear algumas especialidades da gastronomia regional, junto com característica na direção de a chanfana, o cabrito assado e as trutas grelhadas.

Onde resto no Piódão:
Inatel Piódão Hotel
O Inatel Piódão Hotel é a responder vindo de alojamento muito mais prazeroso da povoação. Com uma impressionante Associação avaliar/qualidade superior, atrai porque logo pela atração frontal na direção de a povoação. É um vantagem energia elétrica despertar junto com esta atração soberba. O propriedade, Além disso em xisto, está completamente enquadrado na quintal. Dispõe vindo de quartos confortáveis, pub, estabelecimento de jantar panorâmico (onde é Além disso servido o refeição matinal), {piscina} coberta aquecida, sauna, jacuzzi e centro de fitness. Constitui um prazeroso fator vindo de aposentadoria  na direção de a revelação da Serra do Açor.

Casa da Padaria
Casa do Algar

Onde consumir:
Restaurante O Solar dos Pachecos
Restaurante Piódão XXI
Restaurante O Fontinha

 

Acompanhe o escape.pt no Facebook!
*Este mensagem de texto foi criada nos frases do novo em folha lidar ortográfico.

Você está assistindo: Passeio Verde no Piódão: história e natureza em plena Serra do Açor!

Fonte: https://portowords.com

Categoria: viajar

Leia mais:  Sugestão Recheio: Cabra Preta - Boa Cama Boa Mesa

Leave a Reply