Qual a taxa máxima permitida de álcool no sangue?

Apesar de todos os alertas e campanhas, os condutores continuam a conduzir sob o efeito de álcool. Além da segurança dos próprios, ameaçam também a segurança de todos os outros que circulam na estrada.

Em Portugal se for apanhado a conduzir sob o efeito de álcool além das multas perde também pontos na epístola.

Código da Estrada: Qual a taxa máxima permitida de álcool no sangue?

Conduzir sob o efeito de álcool? O que diz o Código da Estrada

As multas e contraordenações para quem conduz sob o efeito de álcool não são leves. A lei é bastante clara no que diz reverência a estas situações. No Cláusula 81.º — Transporte sob influência de álcool ou de substâncias psicotrópicas, podemos encontrar uma boa secção de informação.

Segundo o Cláusula 81 do Código da Estrada…

  • 1 – É proibido conduzir sob influência de álcool ou de substâncias psicotrópicas.
  • 2 – Considera-se sob influência de álcool o condutor que apresente uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l ou que, em seguida examinação realizado nos termos previstos no presente Código e legislação complementar, seja uma vez que tal considerado em relatório médico.
  • 3 – Considera-se sob influência de álcool o condutor em regime probatório e o condutor de veículo de socorro ou de serviço urgente, de transporte coletivo de crianças e jovens até aos 16 anos, de táxi, de viatura pesado de passageiros ou de mercadorias ou de transporte de mercadorias perigosas que apresente uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,2 g/l ou que, em seguida examinação realizado nos termos previstos no presente Código e legislação complementar, seja uma vez que tal considerado em relatório médico.
  • 4 – A conversão dos valores do texto de álcool no ar expirado (TAE) em texto de álcool no sangue (TAS) é baseada no princípio de que 1 mg de álcool por litro de ar expirado é equivalente a 2,3 g de álcool por litro de sangue.
  • 5 – Considera-se sob influência de substâncias psicotrópicas o condutor que, em seguida examinação realizado nos termos do presente Código e legislação complementar, seja uma vez que tal considerado em relatório médico ou pericial.
  • 6 – Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com multa de:
    • a) (euro) 250 a (euro) 1250, se a taxa de álcool no sangue for igual ou superior a 0,5 g/l e subordinado a 0,8 g/l;
    • b) (euro) 500 a (euro) 2500, se a taxa for igual ou superior a 0,8 g/l e subordinado a 1,2 g/l ou, sendo impossível a quantificação daquela taxa. Se O condutor for considerado influenciado pelo álcool em relatório médico ou ainda se conduzir sob influência de substâncias psicotrópicas.
  • 7 – Os limites de 0,5 g/l e 0,8 g/l referidos no número anterior são reduzidos para 0,2 g/l e 0,5 g/l, respetivamente. para os condutores em regime probatório, condutores de veículos de socorro ou de serviço urgente, de transportes coletivo de crianças e jovens até aos 16 anos, de táxis, de automóveis pesados de passageiros ou de mercadorias ou de transporte de mercadorias perigosas.

Tábua resumo do Cláusula 81 do Código da Estrada

Código da Estrada: Qual a taxa máxima permitida de álcool no sangue?

Transporte sob efeito de álcool? Quantos pontos?

A meio sob o efeito de álcool reflete-se também ao nível dos pontos. O número de pontos retirados varia de tratado com a taxa de álcool e tipo de contraordenação. Toda a informação está referida no cláusula 148.º do Código da Estrada. Se a:

  • Taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l e subordinado a 0,8 g/l (contraordenação grave) – perda de 3 pontos;
  • Taxa de álcool no sangue superior a 0,8 g/l (contraordenação muito grave) – perda de 5 pontos;
  • Taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,2 g/l e subordinado a 0,5 g/l em condutores em regime probatório, condutores de veículos de urgência, de transporte de crianças, táxi, de viatura pesado ou de transporte de mercadorias perigosas (contraordenação grave) – perda de 3 pontos;
  • Taxa de álcool no sangue superior a 0,5 g/l em condutores em regime probatório (contraordenação muito grave) – perda de 5 pontos;
  • Taxa de álcool superior a 1,20 g/l (delito rodoviário) – perda de 6 pontos.

Leia também…


Você está assistindo: Qual a taxa máxima permitida de álcool no sangue?

Nascente:https://portowords.com
Categoria: significa

Leia mais:  10 expressões da gíria em Inglês que tens de saber em 2021 ‹ GO Blog

Leave a Reply