Significado do nome Teresa

Teresa:
Tranquila e harmoniosa, não perde a força de vontade diante dos obstáculos.



Teresa é um nome que possui diferentes possibilidades de derivação etimológica. A origem considerada mais provável é a que vem do helênico Therasia, que significa “oriundo de Tera” ou “habitante de Tera”, uma ilhéu grega antiga de quem nome deriva do helênico Ther, que significa “bicho selvagem”.

Curiosidades do nome Teresa

Com significado incerto, outra versão para a origem do nome Teresa é a de que ele tenha surgido do helênico therizo, que significa “colher”, ou ainda, que seja derivado de theros, que quer manifestar “verão”.

Além dessas, existe a possibilidade de uma outra etimologia que deriva de um apalavra grega thereusis, que significa “a caça” e de entendimento com as variações verbais podem indicar “para caçar”, “caçando, perseguindo”.

Primeiros registros

Com a mesma raiz de sua variação Theresa, o nome Teresa primeiramente foi grafado uma vez que Therasia e pertenceu à esposa espanhola de São Paulino de Nola, no século IV.

Durante a Idade Média, o nome Teresa foi bastante utilizado, sobretudo, em Portugal e na Espanha. Posteriormente o século XVI, o nome se espalhou para outras partes do mundo, principalmente para países de fé cristã, devido à notabilidade da madre espanhola Santa Teresa de Ávila.

Uma personalidade famosa com esse nome foi a rainha austríaca de Habsburgo, Maria Teresa (1717-1780), filha do imperador romano Charles VI. Quem também ajudou a popularizar o nome foi a missionária Útero Teresa de Calcutá (1910-1997), que foi reconhecida com um Prêmio Nobel da Tranquilidade, em 1979, pelo seu trabalho humanitário.

Leia mais:  Nomes de homem e mulher com a letra F

No Brasil, de entendimento com dados do Instituto Brasílico de Geografia e Estatística (IBGE), até 1930 havia pouco mais de 3 milénio registros de pessoas com esse nome.

Entretanto, o nome Teresa se popularizou na dezena de 1950, quando houve a marca de 20.961 registros para o nome, maior índice no período pesquisado (1930-2000).

Características e personalidade de Teresa

O nome Teresa pode refletir uma pessoa bastante criativa, de personalidade multifacetada, versátil e adaptável.  Na maioria das vezes Teresa é uma pessoa otimista e de espírito vivo, mas também trémulo e incerta.

Sua inquietude e o libido de mudar de panoramas e faz com que não desista diante de obstáculos, se afastando de tudo que possa lhe constringir ou limitar.

Apelidos

As meninas registradas com o nome Teresa podem ser carinhosamente chamadas de Terezinha, Tetê ou Teca.

Nomes relacionados

  • Tereza
  • Thereza
  • Theresa
  • Maitê
  • Terezinha
  • Maria Tereza
  • Maria Teresa
  • Tereza Cristina

Personalidade famosa

Localidades famosas

  • Santa Teresa (Espírito Santo)
  • Santa Teresa (Venezuela)
  • Teresa (Filipinas)

Você está assistindo: Significado do nome Teresa

Website :https://portowords.com

Leave a Reply