Tapada da Ajuda reabre ao público com novos percursos pedonais e cicláveis

Com caminhos verdejantes e percursos pedestres e pistas cicláveis, a Tapada da Ajuda promete ser a novidade zona de passeio e lazer dos lisboetas. Os novos trilhos, que ligam a Ajuda a Alcântara, estão integrados no campus do Instituto Superior de Agronomia, numa superfície de 100 hectares com um património arbustivo inopinado, de que faz segmento o Jardim Botânico. A “novidade” Tapada da Ajuda é oficialmente inuagurada esta terça-feira, dia 5 de janeiro. Oriente novo espaço resulta, também, da parceria com a iniciativa Lisboa Green Capital 2020.

O recinto esteve fechado durante todo o ano de 2020, para ser objeto de profundas obras de remodelação, com restauração de percursos antigos e sem condições de segurança, e a geração de outros novinhos em folha, prontos a serem explorados. O trabalho contemplou também a instalação de novidade sinalética e mobiliário, para tornar o espaço mais seguro e desejável aos frequentadores. Tanto para os que pretendem fazer do lugar uma zona de lazer, uma vez que para os que o utilizam diariamente uma vez que escolha aos transportes públicos.

A Tapada da Ajuda está ocasião para todo o aproximação pedonal e de bicicletas através de quatro portões: a Ingressão da Rua Javanês e a Ingressão do Pólo da Ajuda, que se encontram abertas todos os dias das 7h00 às 24h00, e o Portão de Monsanto e o Portão da Ponte, que passam a estar também abertos aos feriados e fins-de-semana.

Além da formosura da vegetação, a Tapada da Ajuda alberga também um riquíssimo património histórico, incluindo um grandioso observatório a partir do qual é verosímil observar a cidade de Lisboa e os seus periferia. Além dos dois edifícios principais, o do Instituto Superior de Agronomia e o Pavilhão de Exposições, tem também o Anfiteatro de Pedra, Minas de Chuva, a Antiga Vacaria, o Tanque de Sto. António, o Jardim da Rainha e o Chalet da Rainha D. Amélia, entre outros pontos de interesse e visitante.

Mas as novidades não se ficam por cá. Durante levante ano, com sinceridade prevista para a primavera, vão ser criados dois parques hortícolas com tapume de uma centena de talhões, que ficarão disponíveis à população.

Palácio da Ajuda

DR

Ainda na Ajuda, mas no Palácio Vernáculo, fique sisudo à sinceridade, em junho, do Museu do Tesouro Real. Nele poderá visionar as fantásticas jóias da coleção real, as grandes pratas de luxo, ofertas diplomáticas, condecorações, moedas, baixela Germain, e também os materiais em si uma vez que as pepitas de ouro, brilhantes, esmeraldas, safiras e diamantes. Isto sem olvidar as jóias do quotidiano da família real, com as suas pedras extraordinárias.

Acompanhe o Boa Leito Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Leia mais:  Restaurante do dia: Os 30 anos do Casanostra


Você está assistindo: Tapada da Ajuda reabre ao público com novos percursos pedonais e cicláveis

Manancial:https://portowords.com
Categoria: viajar

Leave a Reply